DAFICO, D. A. ; TEODORO, R. A necessidade de revisão das tolerâncias admitidas para o abatimento do tronco de cone da NBR 7212. In: 54º Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON, 2012, Maceió-AL. Anais do 54º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2012. v. Único

A norma da ABNT, NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central, diz no item que trata da aceitação ou rejeição do concreto, que o mesmo poderá ser recusado se não atender a, pelo menos, uma das especificações do pedido. Ela prescreve que a aceitação ou rejeição do concreto fresco compreende a verificação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, ou outro método com a mesma finalidade. Em seguida a norma fixa as tolerâncias para o resultado do ensaio em + 10 mm para concretos de abatimento nominal na faixa de 10 a 90 mm, de + 20 mm para concretos na faixa de 100 a 150 mm e de +- 30 mm para concretos especificados com abatimento de 160 mm e acima. Isso é muito difícil de ser cumprido na prática e vem causando muito desconforto na relação entre produtor e consumidor de concreto dosado em central. Ao observarmos a norma ASTM C94 – Standard specification for ready-mixed concrete, verificamos que as tolerâncias para o ensaio de abatimento são muito maiores, de + 15 mm para concretos de abatimento nominal de até 50 mm, de + 25 mm para concretos especificados na faixa acima de 50 mm até 100 mm e de + 40 mm no caso de concretos de abatimento nominal acima de 100 mm. Com o objetivo de demonstrar o acerto da norma da ASTM foi realizado um estudo experimental que compara a variação do abatimento ao longo da descarga dos caminhões betoneira com a variação da resistência à compressão dos concretos das mesmas amostras utilizadas para os ensaios de abatimento. Conclui-se, dentre outras coisas, que a norma brasileira confunde a variabilidade intrínseca do ensaio com a tolerância que deve ser dada ao fornecedor.

CITAÇÃO:

DAFICO, D. A. ; TEODORO, R.  A necessidade de revisão das tolerâncias admitidas para o abatimento do tronco de cone da NBR 7212. In: 54º Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON, 2012, Maceió-AL. Anais do 54º Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2012. v. Único.

 

2012 – DAFICO, TEODORO – IBRACON – 54CBC0159 (Download PDF)