TEODORO, R.; CASCUDO, O. ; CARASEK, H. Avaliação da durabilidade do concreto com diferentes tipos de metacaulim. In: II Encontro Luso-Brasileiro de Degradação de Estruturas de Betão, 2016, Lisboa. Anais do II Encontro Luso-Brasileiro de Degradação de Estruturas de Betão, 2016.

Cada vez é mais frequente o uso de adições minerais de alto desempenho no concreto de cimento Portland, dentre elas o metacaulim. Nos últimos anos, estão surgindo no mercado metacaulins com características físicas e químicas diferenciadas, que podem resultar em concretos com desempenhos discrepantes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta resultados de um programa experimental que tem como objetivo avaliar o comportamento de concretos com a incorporação de três diferentes tipos de metacaulim – teor de 10%, substituindo o cimento em massa – além de um concreto de referência (sem adições). Os concretos foram dosados em duas relações água/aglomerante (0,40 e 0,60). Foram realizados ensaios de resistência à compressão nas idades de 7, 28, 91 e 140 dias, além de ensaios de absorção de água por capilaridade e de resistividade elétrica aos 91 dias de idade. Adicionalmente, com base nos resultados de absorção por capilaridade, foi calculado o raio médio do capilar a partir das equações de Jurin e Poiseuille. Os resultados foram tratados estatisticamente empregando análise de variância e comparação múltipla de médias. Em
todas as propriedades analisadas a variável tipo de metacaulim apresentou significância estatística, assim como a relação a/ag. Em geral, os concretos com metacaulim apresentaram desempenho superior aos concretos de referência nas propriedades avaliadas, com destaque para a resistividade, na qual os concretos com metacaulim obtiveram resultados significativamente superiores aos concretos de referência. Com relação aos diferentes metacaulins, destacaram-se o mais fino e com maior teor de amorfos dentre os estudados, e outro mais puro e com alto teor de amorfos, porém mais grosso.

CITAÇÃO:

TEODORO, R.; CASCUDO, O. ; CARASEK, H.  Avaliação da durabilidade do concreto com diferentes tipos de metacaulim. In: II Encontro Luso-Brasileiro de Degradação de Estruturas de Betão, 2016, Lisboa. Anais do II Encontro Luso-Brasileiro de Degradação de Estruturas de Betão, 2016.

2016 – TEODORO, CASCUDO, CARASEK – DEGRADA (Download PDF)